terça-feira, 17 de março de 2009

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA INTEGRAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS ESCOLAS

A música pode contribuir concretamente para a melhoria da aprendizagem, colaborando e melhorando o relacionamento dos alunos em sociedade e em sala de aula.
A importância da música na construção do saber é regida pela espontaneidade, pertence à dimensão do sonho, da sensibilidade, privilegia a criatividade, a inventividade, a imaginação e acima de tudo, abre novos caminhos.
A vivência de um processo metodológico, que se utiliza da música, revelará a possibilidade de construir um novo mundo, com mais equilíbrio, harmonia e amorosidade.
A música enriquece o espaço de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento da criança, pois a partir dela, professores e alunos envolvem-se com possibilidade de aprender permitindo a significação de conhecimentos que se movimentam em direção ao saber.
A criança tem direito de ser feliz como criança. A nós, adultos, cabe o dever, junto ao Estado, de proporcionar à criança as condições básicas para o seu desenvolvimento, ou seja, junto com o carinho, o alimento, a educação, saúde, que a música seja desenvolvida.
Temos consciência da importância da música na educação como interação social da criança entre seus colegas para poder construir sua lógica, seu valores sociais, morais, para que possa se ajustar na sociedade de forma prazerosa e interagindo de maneira humana com os seres com que convive.
A música, nas suas mais diversas formas de expressão, é capaz de contribuir para a estimulação das inteligências múltiplas, auxiliando para uma aprendizagem mais eficiente, prazerosa, interferindo positivamente na auto-estima do indivíduo, respeitando a sua singularidade. Através da música somos capazes de expressar os sentimentos mais profundos, estes que dificilmente seriam manifestados através da palavra.
A criança por natureza é musical, e assim como no jogo, se permite vivenciar suas fantasias inconscientes.
É necessário que as diversas áreas do nosso cérebro sejam estimuladas, ajudando os neurônios a fazerem novas conexões, diversificando nossos campos de interesse, nos conhecendo melhor para agirmos com maior segurança e criatividade.

Henrique Pflüger
Graduado em Música pela UFSM
Especialista em Psicopedagogia Institucional

Um comentário: