terça-feira, 17 de março de 2009

A MÚSICA COMO FATOR DE SENSIBILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A música está presente em diversas situações da vida humana. Existe música para adormecer, música para dançar, para chorar os mortos, para conclamar o povo a lutar, o que remonta à sua função ritualística. Presente na vida diária de alguns povos, ainda hoje é tocada e dançada por todos, seguindo costumes que respeitam as festividades e os momentos próprios a cada manifestação musical. Nesses contextos, as crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais.

“A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas, etc. Faz parte da educação desde há muito tempo.” (BRASIL, 1998: 45)

É uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.
A música é um dos diferentes recursos que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional da pessoa humana e que merece especial atenção.
A criança que tem a oportunidade de fazer experiências musicais amplia a sua forma de expressão e de entendimento do mundo em que vive. Essa vivência pode possibilitar o desenvolvimento do pensamento criativo.
A música é um benefício para a formação, o desenvolvimento, o equilíbrio da personalidade da criança e do adolescente. Ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, a expressão musical promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética.
O acesso à música constitui-se nas possibilidades de criar, de interpretar ou de ouvir, que podem ser estimuladas, desenvolvidas e educadas. A educação musical é atualmente abordada pelo que pode ser chamado de “música criativa” — aquela em que, através da experimentação, a criança vai descobrindo a natureza dos sons e improvisa canções sozinha ou em grupos. A criança pode ainda, a partir de uma melodia, criar arranjos de vozes e instrumentos. Enfim ela deve ser levada a criar música.

“A educação musical, do ponto de vista pedagógico, tem buscado renovar-se, priorizando a atividade e a participação do aluno — aprender fazendo. A educação musical ativa desencadeia na criança a alegria de fazer música em conjunto, contribuindo, assim, para sua socialização. É fazendo música que a criança se torna sensível aos elementos musicais: melodia, ritmo, harmonia, forma, cores sonoras (timbres) e movimento ( tempos rápidos, médios e lentos). “ ( MÁRSICO, 92: 24)

Mesmo que as formas de organização social e o papel da música nas sociedades modernas tenham se transformado, algo de seu caráter ritual é preservado, assim como certa tradição do fazer e ensinar por imitação e “por ouvido”, em que se misturam intuição, conhecimento prático e transmissão oral. Essas questões devem ser consideradas ao se pensar na aprendizagem, pois “o contato intuitivo e espontâneo com a expressão musical desde os primeiros anos de vida é importante ponto de partida para o processo de musicalização” ( BRASIL, 1998:48) . Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos, etc., são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva. Aprender música significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais elaborados.
O uso da música em escolas, como auxiliar no desenvolvimento infantil, tem revelado sua importância singular, pois a criança, através de canções, vive, explora o meio circundante e cresce, do ponto de vista emocional, afetivo e cognitivo; cria e recria situações que ficarão gravadas em sua memória e que poderão ser reutilizadas quando adultos.

“O desenvolvimento pleno das potencialidades da criança inclui o despertar da capacidade auditiva. O ouvido sensível discrimina volume, intensidade e altura dos sons, assim como a pronúncia de sons articulados. O ouvinte sensível é capaz de apreciar com maior intensidade de sentimento a boa música e satisfazer-se através dessa atividade.” (WEIGEL, 1988: 168)

Pessoas que têm habilidade de traduzir os sons da natureza ou aqueles criados na mente em padrões musicais, caracterizam-se como pessoas dotadas de Inteligência Musical. Inclui a habilidade do sapateado, bater palmas em sintonia, dançar, compor e/ou tocar um instrumento musical, criar jogos e canções rítmicas. A inteligência Musical – Rítmica não tem nada a ver com o talento para cantar.
A Inteligência Musical é a aptidão para se expressar por meio dos sons, para organizá-los de maneira criativa, a partir da discriminação de elementos como tons, timbres e ritmos:
- Tom: altura de um som na escala musical;
- Timbre: qualidade distintiva do tom;
- Ritmo: freqüência de emissão de sons.
As pessoas dotadas desse tipo de inteligência geralmente não precisam de aprendizado formal para exercê-la, como é o caso de muitos músicos famosos.
Há duas formas de processar esses elementos: a figurativa e a formal. O processamento figurativo é intuitivo, baseado na escuta. É o “saber como”. Já o processamento formal é o conhecimento musical, o “saber sobre”.
Todos têm potenciais diferentes, mas todos com capacidades para desenvolver todas as inteligências. Faz-se isso naturalmente. A Inteligência Musical é estimulada se o cantar for um hábito diário. Deve-se considerar também que a carga genética pode ser decisiva.
Algumas pessoas herdam de seus pais uma habilidade musical superior a outras. Porém, se forem criadas num ambiente que não lhe proporcione contato algum com a música, suas chances de se destacar musicalmente serão pequenas.
A Inteligência Musical é uma competência presente em qualquer ser humano, mas oculta pelo preconceito de que nem todos podem ter esse dom. Essa notável língua da inteligência humana provoca encantamento mesmo em quem não a compreende bem.
Considerando que a música faz parte do cotidiano de todos, cabe ao educador aproveitar-se dos benefícios trazidos por ela e utilizá-la como forma de alcançar outras inteligências, ou simplesmente explorá-la, desenvolvendo ou aperfeiçoando habilidades dos alunos, através da estimulação.
Marielli Costa Beber
Graduada em Pedagogia pela UNICRUZ
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

2 comentários:

  1. Muito bom texto Mari!!!Nem sabia que havia escrito.Bjos

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  2. Parabéns pelo excelente texto!Sou músico e professor de pandeiro e pude me informar um puoco mais sobre a inteligência musical!

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